quinta-feira, 17 de julho de 2008

Como ressuscitar relacionamentos mornos?

Acontece com todo mundo. Com qualquer relacionamento. Seja o da Madonna, como o da Sandy. Mais dia menos dia a rotina mostra sua cara cansada. E aí o que fazer? Como apimentar? Que saída encontrar?

Há quem acredite em sexshops e em terapia de casal. Os mais céticos normalmente dão uma pulada de cerca (que por incrível que pareça algumas vezes tem a capacidade de apimentar o relacionamento). Mas quem não faz nada disso e não vê outra alternativa, lembre-se: discussão nenhuma de relacionamento fará com que ele retorne ao seu ponto de partida, nada faz o euforismo dos primeiros meses voltar. Não estou sendo pessimista, nem dizendo que chegou ao fim, mas todo relacionamento é feito de fases e nenhuma dessas fases voltam. É sempre algo novo.

Em contrapartida, você também é uma pessoa nova. A cada lua, a cada dia. As mulheres mudam muito mais ao longo da vida do que os homens. Nossa vontade também muda. Eu já gostei de coisas e situações que não gosto mais. Porém os homens que eu convivi nessas determinadas épocas não mudaram tanto seus gostos... Por isso que nem sempre os homens entendem nossas mudanças.

Devemos colocar em nossas cabeças que nenhum relacionamento tem a obrigação de ser apimentado o tempo todo, de ser sempre legal, sempre um momento feliz. Essa busca do relacionamento perfeito é que acaba matando qualquer esperança de tranqüilidade conjugal. Não busque nada, não tente ressuscitar mortos e tente ver, sem nenhuma outra interferência o que está realmente na sua frente. Tente aceitar essa fase como ela é, assim como você gosta quando as pessoas te aceitam da forma como você se encontra.

6 comentários:

Ruth disse...

Acho que qdo o relacionamento cai na rotina é que você vai ver se existe amor ou não. Foi o que aconteceu comigo, percebi que não tinha amor e preferi terminar. =***

Bel Sant anna disse...

olha, eu nunca me relacioei com alguem por muito tempo mas imagino que deve haver força de vontade...e concorodo com o post da colombina, e´nesse tempo que vc avalia se vale ou não a pena continuar...

LuLu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
LuLu disse...

Boas dicas, De!
Sempre bom ouvir um estimulo para as dificuldades em se relacionar. Afinal como jà dizia o Tim Maia: A vida é fabulosa, ser humano é que nao é legal!

Cinthia Pauli disse...

Gostei muito do que escreveu.Acho que podemos cuidar para que um relacionamento não seja sempre morno, mas se for um relacionamento de verdade ele vai passar por essa fase, assim como na nossa vida. Há períodos de agitação e períodos de marasmo, não dá pra fugir dessa fórmula. Mas devemos cuidar para que o relacionamento todo não seja um marasmo, e acho que o melhor remédio é que cada um preserve sua vida fora do relacionamento, ou seja, cultive suas amizades, faça programas que goste e principalmente dedique um tempo para si. Esse negócio de tudo junto, muito grudados, é uma delícia no começo, mas depois que o namoro dá uma 'sossegada' a gente fica meio perdida...do tipo "de onde eu parei?".
Mas gostei muita da sua dica, de aceitar essa fase e aprender com ela.

Beijo

Observatório disse...

Nao que eu tenha nada a ver com isso. Mas estou muuuuuuuuuuuuuuito orgulhosa dos seus textos. Eles refletem a maturidade que eu sempre vi em voce. Paciencia eh um desafio. Ainda bem que nos gostamos ne?
beijos e muito sucesso.